#

História

História da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL)

A Autarquia de Ensino Superior de Limoeiro, pessoa jurídica de direito público da administração indireta, é entidade dotada de autonomia administrativa e financeira, com sede e foro na cidade do Limoeiro, Estado de Pernambuco.

A Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL) é uma instituição de Ensino Superior, localizada no município de Limoeiro, estado de Pernambuco, a 65 km da capital, Recife.

A Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL) e a Faculdade de Ciências Jurídicas de Limoeiro (FACJUL – criada pela Lei Municipal nº 092/2015) são mantidas pela Autarquia de Ensino Superior do Limoeiro (AESL), entidade de direito público criada pela Lei Municipal n.º 1004 de 13 de dezembro de 1973.

A FACAL iniciou o seu curso de Administração com cerca de 60 alunos, em 1976, e tinha sua sede localizada na Escola Regina Coeli, importante instituição de ensino da região, localizada na Avenida Severino Pinheiro. Funcionava no período noturno, no horário das 19h30 às 22h30, de segunda a sexta-feira.

Em 1982, foi iniciada a construção da sua sede própria, na Avenida Jerônimo Heráclio,local em que foi transferida sua administração no ano seguinte. Desde então, a faculdade continuou a receber alunos através do Concurso Vestibular, o qual aprovava sessenta candidatos.

No início do século XXI, a faculdade entrou numa fase de modernização, com a transformação das antigas salas de aula em ambientes modernos e climatizados, instalação de um laboratório de informática de referência na região, e de sistemas que deram um maior conforto ao seu alunado.

A Faculdade de Ciências Jurídicas de Limoeiro (FACJUL) foi criada pela Lei Municipal Nº 092/2015 oferecendo curso de Bacharelado em Direito autorizado pelo parecer CEE/PE Nº 85/2015-CES.

 

História da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

A trajetória da Universidade Municipal de São Caetano do Sul tem início no dia 1º de agosto de 1968, data que marca o início das aulas regulares na então Faculdade Municipal de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais.

Em 1970, já ocupando o hoje tradicional campus da Avenida Goiás, a entidade passa a se chamar Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES). Em 2000, atinge o status de Centro Universitário, ainda vinculado ao Instituto Municipal de Ensino Superior.       

Em 2004, a infraestrutura da instituição passa a contar com mais um prédio, localizado no centro da cidade, e que abriga os cursos das áreas de Direito, Saúde, Pedagogia e Pós-Graduação. O mesmo ano marca a ascensão do então Centro Universitário à condição de Universidade. Três anos depois, em 2007, por força de lei, deixa de existir o Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul, razão de ser da sigla IMES, consolidando, em sua autonomia plena, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul, que, em junho de 2008, apresenta sua nova sigla: USCS.